Práticas integrativas e complementares no SUS
O uso das práticas integrativas no Sistema único de Saúde (SUS) está cada vez ganhando mais adeptos. A demanda está crescendo devido aos benefícios gerados por essas práticas, que podem até mesmo combater doenças.
Antes de tudo, é importante saber que o Brasil é o líder mundial na oferta desses métodos complementares e que no total, há 29 práticas incorporadas. Entre elas, estão a aromaterapia, acupuntura, terapia de florais e homeopatia.
O que são as práticas integrativas e complementares (PICS)
São procedimentos que utilizam recursos terapêuticos, com o objetivo de prevenir doenças como a depressão, ansiedade e hipertensão.
As pessoas tem se interessado por uma nova forma de cuidar da saúde. De maneira alguma, isso quer dizer que os tratamentos tradicionais devem ser deixados de lado, mas que existem novas formas que também pode ajudar a melhorar o bem-estar físico e mental.
O fato desses serviços ser ofertado para pessoas com menor poder aquisitivo é um grande progresso, mas ainda assim, as possibilidades terapêuticas podem beneficiar ainda mais gente.
Essas alternativas inovadoras ajudam a cuidar da saúde do organismo e contribuem com o desenvolvimento sustentável. Há diversos profissionais especializados que podem fazer a diferença na sua vida.
As PICS não costumam focar exatamente na doença, mas na pessoa. Elas ajudam a reduzir os sintomas relacionados a doença, causando mais alívio e bem-estar.
Os mecanismos naturais de prevenção são estimulados através de técnicas especializadas, aliadas com a tecnologia, desenvolvendo um vínculo terapêutico que conecta o ser humano com o ambiente.
O tratamento considera fatores físicos e emocionais, focando na individualidade de cada paciente. Já é comprovado que várias doenças físicas surgem a partir de problemas emocionais, por isso, cuidar da saúde mental melhora todos os aspectos da vida.
Psicóloga Transpessoal: Atendimentos terapêuticos e cursos online, Facilitadora de Jogos Terapêuticos online.
Tags:noticias, PICS, praticas integrativas, saude, SUS