Quando vivemos uma crise, a vida espiritual é beneficiada.
As crises são vivenciadas de forma coletiva e possuem uma propagação psicológica, mental e espiritual, e assim a visão acaba sendo sempre muito negativa sobre o momento, pelas pessoas que nela estão inseridas. A visão de futuro se torna nebulosa e todos vão se contaminando e parece que tudo só piora.
É claro que devemos ter consciência e tentar fazer cada um a sua parte para que isso seja mais um momento de aprendizagem.
Mas não acredito que o crescente desânimo, será a saída para este momento. Crise pode ser sim uma oportunidade, vamos aproveitar.
Em japonês o Ideograma, que são símbolos que representam palavras, o mesmo é usado para as palavras crise e oportunidade.
E cabe a cada um de nós fazermos nossas escolhas e optarmos por vivermos uma crise ou uma oportunidade, daqui para frente.
O medo paralisa, é fato. E pode-se ser prudente ou medroso também fica aqui para se pensar em qual dos dois você se encaixa neste momento. Até porque a linha é tênue para se perceber e se transpor.
Já vivemos várias pandemias ao longo da história da humanidade, como a Cólera, que marcou presença no século XIX, gripe espanhola em 1918, a gripe asiática em 1957, a gripe suína em 2009, entre outras. A consequências sociais e psicológicas são enormes.
E a saída creio que seja vivenciarmos a oportunidade de repensar radicalmente nossas práticas e modos de estar no mundo, o que é o nosso propósito? O porque estamos aqui?
Quando vivemos uma crise, a vida espiritual é beneficiada, pois as pessoas são convidadas a interiorizar-se e assim o caminho interior torna-se o foco.
Precisamos entender que as pandemias continuarão acontecendo e que temos que conviver com perdas, já que tudo é impermanente, e que com estas crises advindas destas questões vinculadas a saúde, vem para nos parar e olharmos como queremos seguir um novo caminho.
Psicóloga Transpessoal: Atendimentos terapêuticos e cursos online, Facilitadora de Jogos Terapêuticos online.
Tags:autoconhecimento, crise, espiritualidade, oportunidade, pandemia