Como livrar-se da culpa? Viver a vida na facilidade, é buscar óculos cor de rosa?
Como livrar-se da culpa? Viver a vida na facilidade, é buscar óculos cor de rosa? Pare, respire e agora olhe para você, faça uma autoanálise e responda estas perguntas: Você acredita que é preciso sofrer para aprender ? Que entender o mundo como algo fluídico e na facilidade é usar um óculos cor de rosa? Reclamar que as coisas não andam como você gostaria, acabam por te levar ao caminho oposto para suas conquistas e sucesso, pois você se afasta de vencer seus medos, de focar na solução e enaltece a dificuldade. Você já pensou que é um merecedor de suas vitórias? Observe de fato, que quando você se desprender do sofrimento, você se sentirá muito mais interessado em se equilibrar e viver de bem com a vida. Ouse, faça diferente e colha os resultados positivos de suas novas plantações. Conheço pessoas que quando você pergunta como elas estão, fazem questão de responder: -Na luta. -Está difícil, mas faz parte. Enquanto outras respondem: -Tudo ótimo -Estou muito bem E você como está levando sua vida na dificuldade ou facilidade? Compartilhe aqui embaixo a sua forma de viver a vida… A culpa é um dos maiores sofrimentos psicológicos do ser humano. Resulta da raiva que temos de nós mesmos. Vem carregada de censuras, julgamentos e arrependimentos. Quando era mais jovem vivenciei algumas vezes esta experiência, pois era uma adolescente meio “revolucionária” em busca da justiça, em uma família tradicional. Por isso ficava entre as bandeiras que levantava por fazerem meu coração bater, e como meus pais me veriam tendo determinados posicionamentos. Por alguns anos sofri por isso, até que buscando autoconhecer-me através de um processo terapêutico, entendi que poderia trocar a culpa pela autorresponsabilidade e então tudo ficou muito mais fácil.
E autorresponsabilidade implica em auto acolhimento, que é a aceitação de que você é um ser passível de falhas, e o que faz é a melhor forma, que consegue fazer. Esta foi a solução que encontrei para me sentir melhor em relação a culpa que sentia.
E você como vivencia a culpa em sua vida? Tem alguma forma diferente da que aprendi? Compartilhe aqui embaixo sua experiência….
Psicóloga Transpessoal: Atendimentos terapêuticos e cursos online, Facilitadora de Jogos Terapêuticos online.
Tags:auto acolhimento, auto perdao, autoconhecimento, autorresponsabilidade, culpa, espiritualidade, perdao, processo terapeutico