Ouça sua intuição, para evitar a aproximação do Barba azul
Na obra, Mulheres que correm com os lobos: Mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem, Clarissa Pinkola Estés, nos traz o conto do “Barba Azul”, que representa um predador.
Na verdade, este predador faz parte da psique feminina e da masculina, mas hoje vamos nos ater no aspecto do feminino, por ser mais visível na nossa sociedade e por ser eu uma facilitadora de encontro de mulheres online. E ser este meu foco de trabalho.
O arquétipo do predador impede a conexão com a intuição, a percepção apurada da audição e visão, a criatividade, os processos naturais do feminino. Pois ele é muito sedutor e manipulador.
A mocinha neste conto, representa a ingênua, que não quer ouvir sua intuição, para fazer o que quer ver, muitas vezes para preencher o que falta nela mesma.
Onde este predador, pode chegar por exemplo na forma de um relacionamento amoroso falido ou abusivo, onde a sedução acontece pelo fato da mulher buscar nesta relação, status, uma vida mais cômoda, ou ainda pelo medo da solidão, entre outros.
Motivos estes que a torna frágil e aprisionada dentro de si mesma.
Apesar do medo e de toda esta fragilidade, é preciso encará-lo para se ver livre dele.
Esta reflexão traz a mulher a possibilidade da consciência sobre a necessidade da busca de seu poder pessoal.
O fortalecimento deste poder, dará a mulher a ajuda de que necessita para proteger-se deste predador.
A medida que o poder pessoal é fortalecido, apresenta-se a compreensão de que a escolha feita, era o melhor que se podia fazer naquele momento. E que culpar o outro, só te tira a força interior e liberdade de ir e vir.
Afinal, onde há vítima, há o algoz, um não existe sem o outro.
A permissão que você dá a quem te fere, magoa, possibilita que esta relação aconteça.
E como é possível mudar esta situação?
Buscando o autoconhecimento. O auto perdão que lhe ajudará a ficar ainda mais forte para não mais sintonizar este padrão que você atraiu para sua vida, e assim a possibilidade de um próximo relacionamento num formato saudável.
Psicóloga Transpessoal: Atendimentos terapêuticos e cursos online, Facilitadora de Jogos Terapêuticos online.
Tags:autoestima, autoperdao, poderdofeminino, sagradofeminino