Patriarcado e avanços das mulheres: o que mudou?
Uma coisa me chamou a atenção ontem.
Diante da urna, percebi como algumas estruturas antigas continuam presentes de maneira tão naturalizada que quase passam despercebidas.
Em pleno 2026, depois de tantos avanços femininos, ainda encontramos sinais de uma história em que o masculino foi tomado como referência para nomear, organizar e ocupar o mundo.
Na própria linguagem institucional, por exemplo, votamos para senador.
Pode parecer apenas uma palavra.
E, isoladamente, talvez seja.
Mas os cargos aparecem nomeados no masculino “Senador”, por exemplo. Esse padrão se repete nos demais cargos. Se homens e mulheres podem ocupá-los, por que a linguagem ainda mantém apenas a forma masculina como referência? Escrever “Senador(a)”, por exemplo, também tornaria a presença feminina visível na própria linguagem.
As palavras também carregam histórias. Elas revelam o modo como uma sociedade foi construída, quem ocupava determinados lugares e quem, durante muito tempo, sequer era imaginado dentro deles.
Isso me fez pensar não apenas sobre política, mas sobre tantos outros espaços.
Durante séculos, determinados territórios foram construídos como lugares essencialmente masculinos.
A política.
A ciência.
A liderança.
A propriedade.
O dinheiro.
A produção intelectual.
A decisão.
A autoridade.
A palavra pública.
Enquanto isso, às mulheres eram destinados outros territórios: a casa, o cuidado, a maternidade, a delicadeza, o apoio, os bastidores.
E é importante dizer: muita coisa mudou.
Mulheres estudam, trabalham, lideram empresas, criam negócios, ocupam universidades, escrevem livros, produzem conhecimento, fazem ciência, entram na política, sustentam famílias e constroem os próprios caminhos.
Conquistamos direitos que foram negados durante gerações.
Essas conquistas são reais.
E precisam ser reconhecidas.
Mas talvez uma das questões mais importantes do nosso tempo seja outra:
ter conquistado o direito de entrar significa que esses espaços realmente foram transformados?
Ou apenas aprendemos a entrar em estruturas que continuam funcionando segundo antigas referências?
Talvez seja justamente aí que esteja uma das formas mais sutis do patriarcado contemporâneo.
Ele não aparece apenas como uma proibição explícita.
Não é somente alguém dizendo:
“Você não pode.”
Hoje, muitas vezes ele aparece de maneira muito mais discreta.
Está na linguagem.
Nas expectativas.
Nas ausências.
Nas regras não escritas.
Nos modelos de liderança.
Nas formas de reconhecimento.
Naquilo que foi repetido tantas vezes que deixou de ser questionado.
A porta se abriu.
Mas, em muitos lugares, a arquitetura permaneceu a mesma.
E isso faz diferença.
Porque uma mulher pode entrar em determinado ambiente e ainda assim sentir que precisa adaptar excessivamente sua maneira de existir para permanecer ali.
Se fala com firmeza, pode ser considerada agressiva.
Se demonstra sensibilidade, pode ser considerada frágil.
Se é ambiciosa, incomoda.
Se não deseja determinados papéis tradicionais, precisa explicar suas escolhas.
Se envelhece, muitas vezes perde visibilidade.
Se ocupa espaços de poder, frequentemente precisa demonstrar competência repetidas vezes.
E talvez seja exatamente por isso que precisamos ampliar a conversa sobre o feminino.
Não para criar uma oposição entre homens e mulheres.
Não para transformar o patriarcado em sinônimo de “homens”.
Essa seria uma simplificação.
O patriarcado é uma estrutura cultural muito mais antiga e complexa, reproduzida muitas vezes por homens e mulheres sem que sequer percebam.
Todos nós fomos educados dentro dela.
Todos carregamos, em diferentes graus, ideias sobre o que uma mulher deve ser, sobre o que um homem deve ser, sobre quem pode liderar, quem deve cuidar, quem deve falar e quem deve ceder.
Por isso, essa transformação não acontece apenas nas leis.
Ela acontece também dentro de nós.
Talvez seja esse o próximo movimento.
Durante muito tempo, a luta feminina precisou conquistar portas.
O direito de estudar.
O direito de trabalhar.
O direito de votar.
O direito de possuir patrimônio.
O direito de ocupar cargos.
O direito de decidir sobre a própria vida.
Agora, talvez estejamos entrando em outra etapa dessa travessia.
Não apenas ocupar espaços.
Mas também transformar a maneira como esses espaços existem.
Não se trata de substituir o masculino pelo feminino.
Nem de afirmar que uma forma é superior à outra.
Trata-se de perceber que uma sociedade construída quase exclusivamente a partir de uma única referência inevitavelmente se torna incompleta.
Precisamos de outras formas de liderança.
Outras formas de poder.
Outras formas de produzir.
Outras formas de cuidar.
Outras formas de decidir.
Talvez precisemos recuperar valores historicamente associados ao feminino escuta, cooperação, cuidado, percepção dos ciclos, sensibilidade, vínculo sem transformá-los novamente em uma obrigação exclusiva das mulheres.
Essas qualidades pertencem ao humano.
Da mesma forma que firmeza, racionalidade, direção e ação também não pertencem exclusivamente aos homens.
A transformação talvez esteja justamente nessa integração.
Porque o feminino não precisa ocupar o mundo imitando exatamente aquilo que encontrou.
Talvez sua presença possa ampliar o próprio significado de liderança, autoridade, inteligência e poder.
E então voltamos à urna.
Àquela palavra aparentemente simples.
“Senador.”
Ela não é o problema em si.
Mas pode funcionar como uma pequena fresta através da qual enxergamos algo maior.
Durante tanto tempo, certos lugares foram ocupados quase exclusivamente por homens que até a linguagem nasceu a partir dessa realidade.
Hoje as mulheres chegaram.
Mas as estruturas ainda estão aprendendo a reconhecê-las plenamente.
Talvez por isso algumas mudanças sejam tão curiosas.
O mundo parece profundamente diferente daquele vivido por nossas avós e bisavós.
E é.
Mas, ao mesmo tempo, algumas estruturas que acreditávamos superadas apenas aprenderam a se apresentar de maneira mais discreta.
Mudaram de roupa.
Mudaram de linguagem.
Mudaram de aparência.
Mas continuam presentes.
Perceber isso não significa desconsiderar nossas conquistas.
Muito pelo contrário.
É honrar todas as mulheres que abriram caminhos antes de nós e reconhecer que a história ainda está sendo escrita.
Talvez estejamos justamente no meio dessa travessia.
Não estamos mais onde nossas avós estavam.
Mas também ainda não chegamos a um mundo onde uma mulher possa ocupar qualquer espaço sem que seu gênero determine, silenciosamente, aquilo que se espera dela.
E talvez essa seja uma das perguntas mais importantes que podemos fazer agora:
quantas coisas realmente mudaram e quantas apenas parecem ter mudado?
Porque representatividade não é apenas estar presente.
É poder pertencer.
É poder participar das decisões.
É ser reconhecida como legítima naquele lugar.
E, sobretudo, é poder transformar o próprio espaço.
Talvez um dia nem precisemos mais discutir se determinados lugares são ou não lugares de mulher.
Porque teremos compreendido algo muito simples:
nenhum lugar onde se decide o destino de uma sociedade pode prescindir da experiência, da inteligência e da presença feminina.
A porta se abriu.
Agora talvez seja hora de olharmos para a arquitetura.
E perguntarmos:
o que ainda precisa ser transformado para que todas possam verdadeiramente habitar esse mundo?